Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



facebook




Contacto

Facebook


Grécia vai exigir à Alemanha ‘dívidas’ da II Guerra Mundial

Segunda-feira, 09.02.15

O braço de ferro entre o primeiro-ministro grego e a Europa continua. Agora Alexis Tsipras revelou que pretende reclamar à Alemanha cerca de 162 mil milhões de euros referentes a indemnizações da Segunda Guerra Mundial.

 

 

"A Grécia tem a obrigação moral para com o seu povo, para com a sua História e para com todos os povos europeus que lutaram e deram o seu sangue contra o nazismo", afirmou o político na apresentação do programa de governo no Parlamento.

 

Um pedido que já foi negado em tempos pela Alemanha, mas que Tsipras decidiu reclamar mais uma vez tendo em vista um provável abatimento da dívida grega. O valor exigido, cerca de 162 mil milhões de euros, representa quase a metade da dívida pública da Grécia, estimada em 315 mil milhões de euros.

 

A Grécia não pode ser um país civilizado se milhões tiverem fome», afirmou Tsipras, que revelou que pretende reabrir a televisão pública ERT e voltar a ter o 13.º mês para reformas abaixo de 700 euros.

 

"Se não mudarmos a Europa, a extrema-direita irá fazê-lo", referiu no seu discurso, um discurso que procurou no entanto abrir portas de diálogo com a mesma Europa.

 

Não queremos ameaçar a estabilidade na Europa. O nosso objectivo é chegar a uma solução com os nossos parceiros, uma solução que resulte para todos.

 

 
 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)